segunda-feira, 15 de julho de 2013

Resenha: A Menina que Não Sabia ler

Olá leitores, tudo bem? Bom, muitas pessoas vem me perguntando sobre o livro: "A menina que não sabia ler" e como eu já li, resolvi fazer a resenha =)

Resenha: A menina que não sabia ler
Autor: Hohn Harding
Editora: Leya
Páginas: 282

1891. Nova Inglaterra. Em uma distante e escura mansão, onde nada é o que parece, a pequena Florence é negligenciada pelo seu tutor e tio. Guardada como um brinquedo, a menina passa seus dias perambulando pelos corredores e inventando histórias que conta a si mesma, em uma rotina tediosa e desinteressante. Até que um dia Florence encontra a biblioteca proibida da mansão. E passa a devorar os livros em segredo. Mas existem mistérios naquela casa que jamais deveriam ser revelados. Quem eram seus pais? Por que Florence sonha sempre com uma misteriosa mulher ameaçando Giles, seu irmão caçula? O que esconde a Srta. Taylor? E por que o tio a proibiu de ler? Florence precisa reunir todas as pistas possíveis e encontrar respostas que ajudem a defender seu irmão e preservar sua paixão secreta pelos livros - únicos companheiros e confidentes - antes que alguém descubra quem ousou abrir as portas do mundo literário. Ou será que tudo isso não seria somente delírios de uma jovem com muita imaginação?

Eu fiquei dias e dias pensando no que eu ia escrever sobre A Menina que Não Sabia Ler. Antes de colocar o livro no primeiro lugar da minha lista de leitura deste ano eu pesquisei muitoooo sobre este livro, e vi tanto resenhas positivas e negativas, mas decidi comprar mesmo assim, e logo que vi uma promoção no Submarino, não resisti e comprei. Logo quando o livro chegou, eu comecei a lê-lo, isso, á uns três meses atrás. E até hoje, eu não decidi o que eu senti por este livro.

Florence e Giles são meio irmãos, órfãos e moram em uma mansão do seu tio tutor (que não é citado o nome do livro), que nunca está presente, deixando seus sobrinhos nas mãos de governantes. Florence perdeu a mãe ainda criança, e logo após, seu pai se casa novamente e logo a madrasta de Florence engravida, dando a luz a Giles. A vida segue normalmente até que seu pai e sua madrasta morrem misteriosamente em um acidente de barco.


O livro é bem cansativo no começo, mas a história começa a desenrolar com a chegada de Theo Van Hoosier, um rapaz vizinho da mansão que sofre de asma e precisa passar um tempo na mansão de Florence, para respirar ar puro. 

 A primeira governante que conhecemos no começo do livro é a sra. Whitaker que acaba morrendo em um trágico acidente no lago da mansão. A governanta que fica no lugar de Whitaker, é a sra. Taylor, que dá diversos motivos para Flo achar que ela quer ferir seu irmão, fazendo com que Flo tome um ódio mortal por ela.

Flo então faz de tudo para proteger seu irmão, sempre com a ajuda de seu "amigo" Theodore Van Hoosier, 


Até que um dia Flo descobre uma misteriosa biblioteca na velha mansão, e com o tempo, vai aprendendo a ler sem que ninguém desconfiasse e fazia questão de passar as tardes em que não fazia nada, na biblioteca.

Mas Florence sente que tem algo a descobrir, seu tio, que nunca visitou os sobrinhos, pode guardar as respostas de suas perguntas não só a respeito de sua família, mas sobre seu passado e sobre as pessoas que as rodeiam...


Eu não gostei do livro. Eu sinceramente estava esperando muito mais dele, e no fim, eu me decepcionei. Mas eu acho que quem está com vontade de ler o livro, leia. Não se deixe abater por minha opinião, eu criei muita expectativa para o livro, e esta, não foi alcançada.

O que vocês acharam? Alguém ai já leu A Menina que não Sabia ler? Comente aqui e deixe a sua opinião =)



14 comentários:

  1. Li este livro recentemente. Quando comecei a ler também tinha uma expectativa e ao ler percebi que não era o que eu esperava. Acredito que isso é porque o titulo do livro e a capa, no Brasil, não tem nada a ver com o livro, fazendo-o parecer fofo o que o livro não é, já que é meio supense/terror, a capa e titulo original http://ecx.images-amazon.com/images/I/51HT6sriAaL._BO2,204,203,200_PIsitb-sticker-arrow-click,TopRight,35,-76_AA300_SH20_OU02_.jpg

    Logo quando terminei, minha primeira impressão foi de não ter gostado do livro pois muitos mistério ficaram em aberto e por pensar que o livro era fofo e não era. Mas, após analisar, vi que eram justamente esses pontos que faziam este ser um livro bom.
    Por ser contado pela Florence nós passamos a ter um carinho por ela, como a maioria dos livros nos fazem gostar do personagem principal e, como leitores, achamos incrível o fato dela ler tanto e ter aprendido sozinha, mas depois percebemos outros pontos da personalidade dela com as coisas que ela faz pelo irmão e para estar sempre junto dele. Quanto aos mistérios em aberto, eles levam o leitor a várias respostas possíveis, umas ficam mais claras que outras, como o fato da sra. Taylor ser mãe de Giles, já que após ver com mais atenção a foto ela pensa "Pobre Giles" (para mim ficou óbvio mas para outros não).
    Por fim, gostei do livro e a capa e má tradução do titulo geraram esse estranhamento em muita gente, pelo menos em todas as resenhas que li comentaram isso.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Samara, tudo bem? Bom, quando eu fiz a minha lista deste ano, eu não tinha dúvidas e coloquei A Menina que não sabia ler, mas eu tinha grandes expectativas com o livro e eu não esperava que a história tomasse o rumo que tomou, porque sinceramente eu não acho o titulo nem um pouco conveniente com o livro, como você disse. E eu acho que depois que eu vi que o livro não tinha nada a ver nem com a capa nem com o título, acho que perdi muito a motivação para ler e o livro começou a ficar cansativo, e a história, chata.

      Bom, eu acho que foram por estes aspectos que eu não gostei do livro, mas acho que vale a pena reler para ver se agora, eu não tenha tanta decepção.

      Obrigada por me ajudar a ver o livro melhor (eu não tinha entendido a parte da sra. Taylor ser mãe do Giles), e eu acho que vou dar mais uma chance para o livro mais para a frente!

      Muito obrigada. Beijos e volte sempre!

      Excluir
    2. Tudo bem! Acho que vale a pena ser lido depois desconsiderando a confusão que a capa e o título causaram.
      Nova aqui mas adorei o blog, com certeza visitarei regularmente! Beijos! :)

      Excluir
  2. Eu comprei o livro por pura curiosidade do titulo, sem ler nada sobre ele... E confesso que achei a história intrigante! A forma como a Flô junta o mundo real com histórias que ela leu, como ela torna o mundo muito mais interessante, mas muito mais perigoso, com a leitura que ela realiza escondida! A mente de uma criança, com todo o poder que a leitura dá, e sem a instrução de alguém, pode se tornar perigosa!

    Também achei impressionante como o escritor não foi previsível... De forma até chocante! E como ele conseguiu mostrar que o amor dela pelo meio-irmão era tão grande que ela tomaria as decisões mais absurdas!

    Não é meu livro preferido, mas está na minha lista de livros que me surpreenderam! =D

    ResponderExcluir
  3. Oie :)

    Nossa eu já li sim esse livro e posso dizer que não gostei nada, também estava com as expectativas lá em cima e quando comecei a ler me deparei com uma narrativa angustiante e chata, além disso o título e a capa não tem nada a ver com a estória simplesmente odiei, beijos !!

    http://euvivolendo.blogspot.com.br/ ( comenta lá :D )

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oii Gabriel =)

      Bom, só posso dizer que nós dois temos a mesma opinião sobre o livro, e eu odiei o final =/

      Beijoos e dando uma passadinha no seu blog ;)

      Excluir
  4. Já vi resenhas, na maioria elogiosas, desse livro.
    Mas ainda nao pretendo comprar, se não vou a falência.

    http://triplobooks.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Mariana,
      Ri litros com "se não vou a falência" é exatamente assim que estou HAHAHAHAHAHA
      Mas não se deixe levar por opiniões alheias, se você estiver com vontade, leia e tire suas próprias conclusões.

      Beijos

      Excluir
  5. Oi Naty! Adorei sua resenha .. eu tive opiniões diversas sobre o livro, num primeiro momento não gostei, mas depois acabei entendendo que só me decepcionei por esperar que ele fosse um tipo de história que não era. Em parte por conta do título que no Brasil não tem nada a ver com o original, então parte da decepção veio daí. Mas achei uma boa história =) cheia de loucura e com um final surpreendente, foi um misto de amor e ódio. kkkk

    Beijos ;*
    Seguindo aqui seu blog.. tá ótimo!
    Mari Siqueira
    http://loveloversblog.blogspot.com

    ResponderExcluir
  6. Um dos livros mais doidos que eu li esse ano, me decepcionei um pouco também. Vontade de matar essa Florence, MINA LOUCA VELHO DOOIDINHA DA SILVA.Eu pensando que ia ser algo tipo A menina que roubava livros... Enfim rsrs
    um beijo
    Pâm - Blog Interrupted Dreamer

    ResponderExcluir
  7. Esse livro quando li a primeira vez achei bastante legal. Mas, depois de uma releitura, encontrei umas falhas. Será que tudo não passa de invenção da Florence? O autor ele deixa isso solto! Prefiro acreditar que ela realmente não tem o juízo perfeito!

    Obrigado pela visita no blog, já estou seguindo de volta!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Lucas, quando eu li o livro eu achei ele confuso. Como você disse, que sabe se tudo não passa de invenção? Eu acho que o autor poderia ter especificado estas coisas melhor =/

      Obrigada e visitarei seu blog mais vezes =)

      Excluir