domingo, 14 de julho de 2013

Nova Parceria: Sheila Ribeiro Mendonça

Oii gente, tudo bem com vocês? Durante esta "pausa" minha, eu fui atrás de parceiros para o blog, e hoje eu vim apresentar uma das várias parcerias que consegui. Apresento á vocês: Sheila Ribeiro Mendonça =)

Sobre a Autora:



 Sou jornalista faz 15 anos e escolhi esta profissão por conta da minha enorme paixão pela escrita. Tudo desde pequena me inspira, claro que com o passar dos anos fui evoluindo com as palavras e sensações. E foi assim que no início da idade adulta escrevi o meu primeiro romance. 



 Cabra Cega é pura ficção, embora algumas pessoas possam se ver na história, mas a intenção da obra é somente fictícia. Cabra Cega ficou guardado na gaveta por muitos anos e somente aos 35 anos me senti verdadeiramente preparada para a publicação e a realização deste sonho. Certamente é somente o primeiro de muitos outros que virão.
 A escrita definitivamente é o ar que eu respiro. Algo que me move e muitas vezes até maior do que eu mesma, assim fazendo com que em qualquer lugar e situação que eu me encontre pegue um papel e caneta deixando a inspiração que chega fluir em palavras, e sem a pretensão de transformar num texto perfeito, apenas escrevo e sinto um enorme prazer com isso. Escrevo com o coração e com a inspiração que Deus me dá. E foi assim que escrevi o meu primeiro romance na certeza de que sigo no caminho da arte de escrever.

Seu Livro: 

Cabra Cega

Clara e Gustavo se conhecem em um clube de Curitiba quando ela estava pensando em viajar, antes de começar a faculdade, e então se apaixonam e casam. Assim, a vida de Clara muda rapidamente. A mudança é radical, pois Gustavo se revela um homem agressivo, ciumento, possessivo, violento, ardiloso e perspicaz, com isso transformando a vida dela numa constante surpresa e esconde-esconde. Não somente de comportamentos, como também de cidades. Com o intuito de não criar laços com ninguém e, principalmente, de não deixar que a família de Clara saiba onde ela está, você vai acompanhar Cabra Cega sem ter a certeza de até quando aquela cidade fará parte dos planos de Gustavo. Em Cabra Cega acompanhamos os escondidos.






Entrevista:

Viciados em Livros - Qual seu livro preferido atualmente. E qual livro foi mais cansativo para ler até hoje?

Sheila - Acabei de sair de uma abstinência depois de ler a trilogia dos Cinquenta Tons e emplacar numa nova leitura que me desse emoção demorou um pouquinho, mas agora eu consegui. Só não posso citar os nomes porque sou revisora de texto e estou trabalhando em alguns originais MUITO BONS. Mas enquanto não forem publicados seus nomes são segredos de estado. E leio vários ao mesmo tempo e tem muita coisa boa chegando por aí. Eles fizeram a abstinência causada pelos Cinquenta Tons ir embora. Vou começar a ler o novo livro da Adriana Brazil, o "Inverno de Cinzas", que já sei que vou amar e será difícil dar tchau. O que mais achei cansativo estou lendo há mais de um ano só pra você ter noção é "A Sombra do Vento", de Carlos Ruiz Zafón, narrativa muito cansativa e sempre acabo colocando outros mais envolventes no lugar. A história é até interessante, mas a forma que foi escrita faz ficar enfadonha... :(

Viciados em Livros - Quantos livros você acha que já leu? E quais são seus gêneros favoritos

Sheila - Ah impossível contabilizar isso, além de ter começado a ler desde muito novinha eu ainda trabalho com vários originais. Adoro romances, suspenses, autoajuda, espíritas e biografias.

Viciados em Livros - O que você acha essencial para uma pessoa que deseja ter um blog literário?

Sheila Essencial e primordial acima de qualquer outra coisa é ter em mente o respeito ao trabalho do escritor. Gostar ou não é direito de qualquer leitor, mas desrespeitar o trabalho que não é nem um pouco fácil não é legal. Denegrir a imagem do outro, seja como profissional ou pessoa, nunca é legal. E infelizmente isso acontece, poucas vezes, mas o suficiente para causar danos e problemas. Mas na maioria os blogs literários são muito respeitosos. Outra coisa importantíssima é ter um bom português porque não faz sentido nenhum vocês criticarem um autor neste quesito e não saberem a língua portuguesa, o básico. Fica incoerente, entende? 

Viciados em Livros - De onde surgiu seu amor pela literatura? Quem te incentivou a gostar de literatura? E com quantos anos você leu seu primeiro livro?

Sheila - O meu amor pela leitura surgiu por culpa total de minha mãe que foi quem me influenciou desde muito pequena. Mamãe lia para mim e para o meu irmão de forma a encantar. Fazia teatrinho, inventava vozes para os personagens, uma bagunça gostosa. Crescemos assim e eu segui com essa paixão. Depois, já no colégio, que também incentivava de forma maciça, li muitos livros. Não sei precisar com que idade li o meu primeiro livro, mas o que mais marcou na adolescência foi "Escaravelho do Diabo" e mais novinha amava os livros de Monteiro Lobato e Lygia Fagundes Telles. Adorei também "Marcelo, Marmelo, Martelo", de Ruth Rocha, e "A bolsa amarela", de Lygia Bojunga Nunes.

Viciados em Livros - Sinceramente, quando mandou seus livros para a editora, achou que eles iriam aceitar?

Sheila - Nunca mandei meus livros para nenhuma editora porque sempre achei que cobravam uma fortuna, no qual eu não podia pagar, e sem garantia de retorno. Por isso demorei tanto para publicar Cabra Cega que ficou pronto aos meus 18 anos e só tive condições de tornar o sonho em realidade aos 35 anos. Quando descobri o Clube de Autores que nos possibilita a publicação sob demanda. A salvação!

Viciados em Livros - Da onde você tirou inspiração para escrever seus livros?

Sheila - A inspiração é algo que brota dentro da gente em qualquer hora e local. Mas sempre tem a ponta de tudo, o começo, a linha para alinhavarmos. Em Cabra Cega foi depois de assistir ao filme "Dormindo com o Inimigo", já esse que estou escrevendo agora, ainda não posso falar o nome dele, a inspiração veio depois de uma oficina de contos. E o terceiro que já comecei o esboço veio depois de uma notícia recorrente nos noticiários, mas é segredo... rsrsrs

Viciados em Livros - O que você considera mais difícil em um processo de criação de seus livros?

Sheila - O mais difícil é saber conviver com os brancos criativos. Minha nossa! Ansiosa do jeito que eu sou quando estou nesse branco quase enlouqueço e a ansiedade é inimiga mortal dos brancos. Pois quanto mais ansiosos ficamos aí é que a inspiração dá tchau mesmo... mas acontece. Todo autor tem o seu momento de branco total, de vazio criativo. Mas o bom é que isso também passa graças a Deus e aí é seguir em frente que no final tudo dá certo. 

Viciados em Livros - Na sua opinião, é mais difícil começar, ou terminar um livro?

Sheila - Terminar. Sem a menor dúvida... eu acho. Sei lá... não sei mais. kkkkkkk Pareço maluca, né?! Mas estava aqui me lembrando de Cabra Cega, bem, esse eu praticamente psicografei, maneira de falar, porque escrevia, escrevia e escrevia sem parar. Esse de agora estou no meio e a maior dificuldade é o tema escolhido. É um livro de contos sobre compulsões e transformar as compulsões em contos de maneira respeitosa e criativa está dando um trabalho danado, mas está ficando lindo. Acho que essa dificuldade que você pergunta eu também não terei nesse meu segundo livro porque cada conto tem uma história independente do outro com início, meio e fim. E estou começando e concluindo cada um sem o menor problema.  

Viciados em Livros - Agora, para quem está interessado em ler a sua obra, fale um pouco sobre ela.

Sheila - Cabra Cega é um romance cheio de mistério e suspense. Uma história fictícia, já que não foi baseada na vida de ninguém, mas que bate na testa de muitas famílias pelo mundo porque se trata da violência doméstica. No caso de Cabra Cega o agressor é homem, o Gustavo, e a vítima é mulher, a Clara. Mas lendo matérias, artigos e pesquisando sobre o tema essa violência é mais falada quando é do homem para a mulher, mas o inverso também é muito recorrente. Infelizmente, para todos os lados. Cabra Cega mexe com violência, cárcere privado, estupro, dependência emocional e muito mais. 

Viciados em Livros - Beijooos e obrigada

Sheila - Quem agradece a oportunidade e espaço sou eu! ; Beijo, beijoooo!




Twitter: @sherimendonca


Fan Page do livro: https://www.facebook.com/pages/Cabra-Cega/178096655576834

Eu amei a entrevista com a Sheila *-* O que vocês acharam do livro dela? Eu gostei e estou com uma super vontade de ler! 

Beijooos

9 comentários:

  1. Minha linda, muito obrigada por esse apoio e espaço que você dá aos autores nacionais, isso é muito importante para todos nós. Foi um prazer fechar essa parceria contigo e te dar essa entrevista, adorei as perguntas! ;)
    Beijo, beijo com carinho!
    She

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu que agradeço querida. Peço desculpas, pelo blog ainda estar no começo, e não ter tanto conteúdo nem seguidores.
      Obrigada querida, conte sempre conosco, para tudo!

      Milhares de beijooos

      Excluir
    2. Imagine, querida, tem nada que pedir desculpas! ;)
      Bjbj

      Excluir
  2. Oi. Adorei conhecer mais da autora e do trabalho dela com a escrita.
    Parabéns pela belíssima entrevista.
    Beijos.
    http://marlicarmenescritora.blogspot.com.br/
    Autora de "Amazônia- Um Caminho para o Sonho."

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Marli, obrigada por visitar o blog =)
      Obrigada *-*
      Beijooos

      Excluir
  3. Boa noite, Nathalia
    Já conheço a She de longa data, inclusive tenho o Cabra Cega há um tempão.
    Adorei a entrevista, She é super inteligente e muito fofa.
    Beijão.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa Noite Célia, tudo bem?
      Eu conheci a Sheila durante uma visita a um blog, e logo me interessei pelo o livro. Mas infelizmente ainda não tive a oportunidade de lê-lo .
      A She é incrível, super carinhosa e uma fofa *-*

      Beijooos

      Excluir
  4. Olá, querida Nathalia
    Li o livro da She em poucas horas pois a leitura é bem cativante e fácil.
    Gostei tanto que fiz duas resenhas com gosto!!!
    Bjs fraternos de paz e bem

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá =)
      Eu ainda não li o livro da She, mas aposto que eu vou gostar.

      Beijos

      Excluir