sexta-feira, 29 de novembro de 2013

Prazer, Alicia.


Olá leitores. 
Eu sou a Alicia e tenho 13 anos, já faz algum tempo que sou moderada do blog, porém, nunca postei por aqui, por isso vocês não me conhecem. 
Hoje eu vim falar de um livro extraordinário que eu li.
Não é como uma resenha ou até mesmo uma dica de leitura, eu apenas vou falar um pouco sobre esse livro para vocês. Espero que gostem :)

Sinopse:

"August
(Auggie)
Pullman
nasceu com uma síndrome genética cuja
sequela é uma deformidade facial, que lhe
impôs diversas cirurgias e complicações
médicas. Por isso ele nunca frequentou
uma escola de verdade...até agora. Todo
mundo sabe que é difícil ser um aluno novo,
mais ainda quando se tem um rosto tão
diferente. Prestes a começar o quinto ano
em um colégio particular de Nova York,
Auggie tem uma missão nada fácil pela
frente: convencer os colegas de que, apesar
da aparência incomum, ele é um menino
igual a todos os outros."

Extraordinário, R.J. Palacio

Esse foi o quarto livro que eu li da semana passada para essa semana, e nenhum dos outros três me fizeram rir (talvez O Lado Bom da Vida, mas só um pouquinho)/chorar tanto como esse livro fez. Logo nos primeiros capítulos August já te cativa, faz você gostar dele, te faz sorrir. Eu acredito que me apeguei tão rápido á ele por conta que eu tenho um tio deficiente, ele não é deformado como Auggie é, e, ao contrário de Auggie ele não fala, meu tio tem uma, bom, podemos chamar sim de "deformidade" na mão direita, porém, fora isso, acho que ele poderia ser bem normal aos olhos de vocês, isso se vocês entendessem as poucas palavras que ele tenta pronunciar. Mas fora isso, meu tio consegue cativar as pessoas, da mesma forma que o Auggie. E talvez tenha sido isso o que fez eu me apegar ao August, e também o fato de que ele é admirável, ele não liga pros olhares que as pessoas lhe lançam - e eu consigo imaginar como são esses olhares -, August sempre diz que sabe que elas não fazem por mal, e de uma certa forma é verdade, as pessoas apenas são curiosas. 
Eu estou com medo de dar algum spoiler sem nem mesmo perceber, então, se eu soltar alguma coisa, peço desculpas. Eu estou empolgada para falar sobre esse livro. 
August tem uma irmã mais velha chamada Olivia, num certo ponto do livro ela se sente mal, pois seus pais sempre direcionaram todas as decisões à ele, então, ela teve que aprender a fazer milhões de coisas sozinha, sem a ajuda dos pais, antes, ela nunca havia ligado para isso, mas então isso tudo começou a incomodá-la. E eu compreendo Via (esse é o apelido dela), muitas vezes, aqui em casa não podemos fazer algo por causa do meu tio, mas assim como Via, eu não reclamo, não tem o porque reclamar.
Olivia tem uma amiga chamada Miranda que sempre foi apegada ao August, a deformidade dele nunca atrapalhou em nada, e ela com toda a certeza do mundo é a minha personagem favorita pois a forma que ela fala do Auggie é puro amor. E é sempre bom saber que no mundo existem pessoas que não se importam com a aparência dos outros. Assim como Summer, que é a primeira amiga que August consegue fazer na escola. Ou até mesmo Jack Will, o outro amigo de Auggie, que, mesmo que tenha sido um pouco influenciado pelo o que os outros falavam, percebeu que isso não importava. 
Eu não tenho muito o que falar dos pais de Auggiee e Via, eles amam August da forma que ele é, e é isso, não que eles não tenham importância, claro que tem. Eu apenas não sei o que falar dos dois. 
Extraordinário é um livro extraordinário e eu não canso de falar isso. Ele me fez chorar, sorrir, e mesmo que não seja baseado em fatos reais, eu senti como se fosse. Esse livro me fez lembrar várias coisas relacionadas a minha vida, ao meu tio, à minha família. E então, ele se tornou especial pra mim (estou até pensando em não devolvê-lo a minha amiga que me emprestou), um dos meus favoritos.
Assim como vários livros, Extraordinário te ensina uma lição. Mas eu não vou citá-la aqui, acho que o tipo de coisa você tem que sentir. Me julguem, mas é isso. 
Eu espero de coração que vocês consigam lê-lo e então, consigam entender o que eu estou falando. E, aos que já o leram, o que acharam? Contem pra mim nos comentários. 
Eu estou muito sentimental hoje, então agradeço a quem leu até o final do post. 
Se quiserem falar melhor comigo, meu blog pessoal é esse aqui, vejo vocês em breve ^^ 




Nenhum comentário:

Postar um comentário