segunda-feira, 7 de julho de 2014

Resenha: A Lenda do Lago dourado

Autor: Edson Vanzella Pereira                   Editora: Dracaena                                       Lançamento: 2012                                             Páginas: 380                                                            
Os Baltimore são uma típica família de uma pequena e pacata cidade norte-americana. Tudo muda para eles quando o filho mais velho, David, com 15 anos de idade, passa em primeiro lugar no Concurso nacional de Superinteligentes do Governo Americano. Reconhecido como o novo grande gênio da nação, ele é contratado pelo governo para uma carreira de cientista. Mas, em sua primeira missão, envolve-se em um misterioso acidente que o deixa entre a vida e a morte. Srta. Marshall, agente do governo, responsável pela missão, sente-se culpada pela tragédia. Max, o irmão mais novo de David, com a ajuda da Srta. Marshal, começa a investigar secretamente as circunstâncias daquele trágico e enigmático acontecimento. Na procura por respostas, eles se envolvem em aventuras perigosas, eletrizantes, e acabam descobrindo que, por trás de fatos aparentemente sem ligação, há uma trama cruel em curso. Como pano de fundo, ainda temos uma misteriosa lenda envolvendo um lago conhecido como Lago Dourado, que vai eleger nada menos do que o próprio Max para uma missão vital ao lhe transmitir o Poder da Luz: localizar e destruir o Agente Negro, que é o mentor intelectual desse complô maligno que está pronto para eclodir.
Trouxe para vocês, o livro do Edson Vanzella, que recebi da parceria com a editora Dracaena. O livro é  uma ficção em estilo policial. Eu fiquei interessada no livro porque eu nunca li nada nesse estilo policial, e o livro realmente foi uma grande surpresa para mim, mas apesar de eu ter gostado do livro, confesso que ele acabou deixando a desejar em alguns aspectos.

A família Baltimore vive em Morangoville, uma cidade pacata dos estados Unidos. David é um adolescente de 15 anos um tanto normal - sintam a ironia -, que vive com seus pais Peter e Lisa, e seus irmãos mais novos: Max de quartoze e Peggy, a caçula de cinco anos de idade.
 
David e Max são garotos super inteligentes, e David possui um QI acima da média, o que o ajuda a ganhar o Concurso Anual de Superdotados do Governo Federal Americano, um concurso para eleger jovens americanos com um alto QI e dar a eles uma carreira no governo americano pelo resto da vida.

A família de David fica surpresa com a inteligência do filho, que nunca gostou dos estudos e sempre foi preguiçoso. Ele acaba recebendo o apelido de "Agente zero" pelo próprio Presidente Americano, já que David quebrou todos os recordes de QI e possuía um maior que do próprio Albert Einstein.

David então recebe uma proposta tentadora de Jobe, um imenso empresário dono de uma famosa fábrica de bombons Monranreal, que promete o dobro do salário oferecido pelo governo, e ao ser recusada, Jobe cria outras propostas que tentam cada vez mais David, que pensa nas dificuldades financeiras que a família passa, por ajudar financeiramente a irmã debilitada de Peter.
.
Com a agenda lotada, David precisa fazer viagens mundiais com a ajuda da agente Brenda Marshal e seu pai, que os acompanham. A primeira parada é a China e logo depois o Brasil, mais especificamente o Rio de Janeiro, que o surpreendem pelas belezas naturais.

Mas o que pareia uma viagem normal, muda drasticamente. Eles resolvem ir prestigiar um bar, quando de repente dois veículos em alta velocidade passam pela avenida trocando tiros. Aparentemente uma perseguição policial, com um carro da policia e outro de homens encapuzados. E em poucos segundos, Peter avista seu filho sangrando caído no chão. David entra em um coma irreversível.

Definitivamente tudo estava prestes a mudar. Com os pais inconsoláveis, e o mundo todo horrorizado, Max resolve investigar uma lenda que a tanto tempo o chama atenção: A lenda do lago dourado. Max descobre que pode ser mais poderoso do que imaginava e tenta a todo custo ajudar nas investigações de seu irmão, após ele também ser declarado com alto QI. Ele se dedica muito em ajudar Brenda Marshal e os governantes, até descobrir as investigações perigosas que estão na mira do Poder da Luz.

Eu gostei bastante do livro, como já havia dito. Mas algumas coisas que me incomodaram foram os diálogos, que por muitas vezes pareceram irreal. Um minuto bastava apenas para Max descobrir coisas que investigadores poderiam passar anos para descobrir! Apesar de ser uma ficção bem legal, que prende o leitor da primeira página até a última, isso ficou bem fictício.

Mas se você, leitor, gosta de uma ficção policial digamos assim, eu recomendo este livro!

Obrigada a editora Dracaena por ceder o livro para resenha!

Beijos

Nenhum comentário:

Postar um comentário