sábado, 12 de julho de 2014

Resenha: A Culpa é das Estrelas

Olá pessoal, primeiramente quero pedir desculpas a todos por abandonar o blog D: É que agora estudo em período integral e ficava difícil pra mim postar, e quando tinha um tempo livre só pensava em duas coisas: descansar e fazer nada! Mas vou tentar postar com mais frequência e ser uma pessoa menos preguiçosa (TT-TT)... Enfim, vamos lá!

Bom, li esse livro pela escola, meu professor pediu e peguei emprestado (por isso me desculpem se eu errar algo, já que li faz tempo), e confesso que fiquei meio perdida, pois eram muitas críticas a respeito do tal (dos que leram e que não leram também, hehe), e por ser um livro famoso, li meio sem vontade. Só peço para o pessoal que ainda não leu não levar em conta as críticas alheias  e ler (sem vergonha nenhuma), pode ser  da forma mais neutra o possível!
Pra quem só viu o filme não deixe de ler (mesmo que os dois sejam parecidos), e quem já leu, diga nos comentários se concorda comigo ou não. Mas vamos ao resumo:



"Diagnosticada com câncer, a adolescente Hazel Grace Lancaster se mantém viva graças a uma droga experimental. Após passar anos lutando com a doença, ela é forçada pelos pais a participar de um grupo de apoio cristão. Lá, conhece Augustus Waters, um rapaz que também sofria com câncer. Os dois possuem visões muito diferentes da doença: Hazel preocupa-se apenas com a dor que poderá causar aos outros, já Augustus sonha em deixar a sua própria marca no mundo. Apesar das diferenças, eles se apaixonam."
(créditos: http://www.adorocinema.com/filmes/filme-218926/ -modificada).



Sabe quando você adianta algo pra fazer por medo ou preguiça e quando finalmente faz se arrepende de não ter feito antes? Com esse livro foi assim, e olha que sou muito chata pra ler esses tipos de livros! Mas gostei do enredo e do jeito que o autor usa a doença na história, para mim o romance foi só o "personagem secundário". 
Gostei, porque a Hazel é uma menina que vê a doença dela de modo diferente! E porque a história toma um rumo diferente, como um belo drama. (Aliás, acho que todos já sabem qual é). Achei interessante as citações que têm no livro também (pra mim, quanto mais referências a outras obras um livro ter, mais interessante fica de ler, dá uns créditos a mais, não que seja necessário claro). 
O problema do livro acho que está na fama que ele acabou pegando, o que não é uma coisa ruim, mas é meio desagradável de certo modo, pois muitas pessoas leem e já começam a se achar o crítico literário intelectual, e outras, por não ler, se acham também. Outro erro , é dar atenção apenas a parte romântica da história, eu acho que é muito desperdício você ler um livro e só se interessar pelo romance que há nele, sem notar o quão interessante as outras partes são também (e não me tirando dessa, pois confesso que faço isso com filmes e dramas, outro ponto em mim que tento mudar a todo custo).
Então, leia, não vá pela opinião alheia, o livro é original! E sim, eu chorei, tanto no livro quanto no filme, na verdade, no filme eu estava querendo chorar no começo já, droga viu.

Sobre o que falar da história, o grosso todos já devem saber né, fiz essa resenha pra mostrar pras pessoas que assim como eu, estavam/estão com medo de ler, não terem medo e ler! Não vai matar ninguém, e mesmo que vocês não gostem, só vai aumentar a experiência que vocês têm com leitura :) (aliás, não podemos achar que só o que lemos presta né haha)


So people, é isso, espero que depois dessa resenha muitas pessoas leiam A Culpa é das Estrelas :D
E por hoje é só, de novo quero pedir desculpas por me ausentar, tenho uma personalidade muito preguiçosa, e estou, aos poucos, tentando mudar isso :T Em breve eu volto com mais novidades dessas férias!! Não esqueçam de comentar e "so long and thanks for the fishes!"


Nenhum comentário:

Postar um comentário