sábado, 8 de fevereiro de 2014

Resenha - Memórias Fictícias

Livro: Memórias Fictícias
Autora: Carina Corá

Editora: Novos Talentos da Literatura Brasileira
Páginas: 207
 
Quatro diários. Três seres. Uma busca em comum: chegar à superfície da realidade. Uma torre, um lago de cristal, olhos de universo presentes em tempos diversos, em vidas cruzadas e em memórias fictícias. Um mundo imaginário perdido no limbo de uma casa que abrigara relações misteriosas de uma família. Até que ponto suas memórias são verdadeiras? Através dos relatos de Coralina de Lilá, Bianca Giacomina e Érus atravessamos o fino limiar entre realidade e ficção.

 O livro é dividido em quarto diários, esses narrados por três "seres": Carolina de Lilá, Érus e Bianca Giacomina. Que por meio de seus pensamentos, tentam descobrir a barreira do mundo real/imaginário.
 
 Carolina de Lilá é uma jovem que está se mudando com a mãe Tarsila, para a casa de Bianca Giacomina, uma misteriosa freira que mora em um casarão sozinha.

Indignada por sair de sua casa para morar longe de tudo, Carolina se vê em um lugar sem amigos e sem contato com o mundo exterior; até que um dia, Carolina percebe a existência de uma torre no casarão, que acaba deixando-a intrigada com a possível porta de abertura para a entrada da torre.

Ao encontrar a entrada da torre, Carolina conhece Érus. Um ser não humano, que a deixa intrigada, apesar de ser muito belo. após tempos de conversas, ela se apaixona por Érus e imagina ser correspondida.

Éurs, é um personagem sombrio. Confesso que quando comecei a ler a parte em que ele aparece, comecei a ficar com medo. A risada maléfica descrita no livro, foi o que mais me deixou apavorada, achando que ele poderia ser um maníaco HEHEHEHEHEHE. Mas será que o amor que Érus demonstra por Carolina é real?

Já Bianca, é uma mulher misteriosa. Não, eu digo que muuuuito misteriosa. Confesso que também senti um certo pavor por ela no inicio do livro. Ela por ser uma freira, não se contentava com algumas reações de Carolina. E apesar da curiosidade imensa de Carolina, Bianca sempre tentava afastá-la ainda mais da torre. Mas porque será que Bianca sentia tanto pavor que Carolina descobrisse o que havia na torre? Seria ciúmes? Ou algum segredo poderia estar escondido ali?
 
O livro é bem confuso, do início ao fim. Logo no segundo diário, você começa a se sentir entre dois mundo. Uma coisa incrível! Mas apesar do livro ser bem descrito, os detalhes serem bem escrito e a leitura fluir bem, o livro acaba se tornando confuso porque há um momento que você não consegue entender a parte do livro que é real, ou não.

Descubra também este mundo imaginário - ou não - de Carolina.

Quero agradecer à Carina Corá por ter mandado o exemplar para leitura. Obrigada =)

Alguém ai já leu? Beijões.
 
 

Um comentário:

  1. haha triste quando o livro fica confuso, pior ainda é se a gente pensasse se tudo não é ficção ahahahh, imagina só?? Mas a capa é tão bonitinha!!! Adoro. Pena que o livro não é lá tão bom.

    Beijos
    http://www.partesdeumdiario.com/

    ResponderExcluir