quinta-feira, 31 de outubro de 2013

Parceria - Ju Costa

Olá pessoal! Vim divulgar nossa mais nova parceira! A Ju Costa - fofa, diva - autora de Agnus Dei - A Idade do Sangue!

A Autora:


"O nome que meus pais me deram foi Ju Costa, eu não tive voz nem voto no assunto e de vez em quando, até hoje, reclamo. Acho que algo como Arwen ou Aglaia me cairia melhor. Há pouco tempo atrás eu comemorei o vigésimo terceiro dia do meu nome com duas de minhas paixões: meus amigos e filmes de horror antigos. Sou advogada, mais por conseqüência do que por atuação. Já estou dourando no calor de Recife há alguns anos e mesmo pra mim – que curto carne bem passada – isso já está ficando ridículo. Não acredito no Deus ocidental convencional, prefiro os outros: os velhos, os novos, o Vermelho, o de Muitas Faces, Odin, Apolo, Anúbis, Tolkien, Rowling, King, Martin, Orwell, Saramago."

 
É uma fantasia urbana sobre vampiros. Mas não as figuras "contemporâneas" do vampiro. Eu gosto do horror clássico, sabe? Stoker, Poe, Lovecraft, e também modernizações do mito como Stephen King, Anne Rice, Charlaine Harris. Eu curto trabalhar com "diversas esferas" de acontecimentos simultâneos, então, pra quem gosta de tramas e narrativa com aquela ideia de Efeito Borboleta, pode ser uma boa pedida. A minha ideia foi fazer, dentro de uma trama recheada de conspirações, a jornada de uma pessoa que acabou de se tornar vampira. Mostrar o processo de "desumanização" do indivíduo até ele, inexoravelmente, atingir a monstruosidade que, pra mim, é a natureza maior dos vampiros.

Seu Livro:


Edição da autora
No mundo existem cinco organizações responsáveis por combater as forças sobrenaturais. A história se centra na Ordem de Aset, organização sediada em Paris e responsável por boa parte da Europa e América do Norte.

A Ordem foi fundada há milhares de anos no Egito Antigo por três criaturas. Atualmente, a tradição é seguida: o líder atual escolhe o líder seguinte dentro das opções em seu contingente, desde que uma reencarnação dos três fundadores originais não seja encontrada. Caso seja encontrada uma reencarnação, ela deve ser localizada, trazida para a Ordem e treinada para liderar.


Edição de editora
A atual líder Theresa Monte tem sua competência vastamente questionada por seus pares.  Suas decisões e capacidades são questionadas por todos. E agora, uma reencarnação foi encontrada. Monte agora deve enfrentar a decisão: ou confia na força da tradição, ou a ignora e segue liderando a Ordem da maneira que crê ser correta.

 Ao mesmo tempo deve lidar com o vampiro que ela escravizou por um pacto de sangue, e que apesar de ter que obedecer todas as suas ordens, ao mesmo tempo busca desesperadamente por um meio de se livrar das amarras invisíveis que o prendem a ela.

Julie, uma mulher recém-transformada em vampiro também vai ter que aprender como lidar com as mudanças de sua vida. Ao longo da história acompanhamos a desconstrução de sua humanidade enquanto ela percebe a relativização da moral humana diante de uma criatura imortal e se transforma cada vez mais em um monstro.

 
Abaixo, algumas artes dos personagens do livro, que são maravilhosas:




 
Entrevista:
 
Viciados em Livros - Qual seu livro preferido atualmente. E qual livro foi mais cansativo para ler até hoje?

Ju Costa - É muito difícil escolher um só. Mas acho que se eu realmente tivesse que escolher, eu diria 'Crônicas de Gelo e Fogo' de George Martin, especificamente Dança com Dragões. E o mais cansativo... Acho que foi 'The Cement Garden' de Ian McEwan. Com todo o respeito ao senhor Ian e seus fãs, mas aquele livro não combinou comigo.

Viciados em Livros - Quantos livros você acha que já leu? E quais são seus gêneros favoritos

Ju Costa - Nossa, não sei! Hahaha... 200, 300? Realmente não sei, nunca parei pra contar. Eu gosto muito de fantasia "normal", estilo Tolkien, Rowling e Martin, o que eu chamo de "fantasia absurda", tipo Gaiman, Saramago, Agualusa e Rushdie e realismo psicológico, como em Dostoievsky e McCarthy.
 
Viciados em Livros - O que você acha essencial para uma pessoa que deseja ter um blog literário?

Ju Costa - Um grande gosto pela leitura e um bom senso crítico. 

Viciados em Livros - De onde surgiu seu amor pela literatura? Quem te incentivou a gostar de literatura? E com quantos anos você leu seu primeiro livro?

Ju Costa - Meu pai foi meu maior incentivo e acho que meu amor pela literatura começou quando terminei meu primeiro livro. Eu fui alfabetizada aos seis anos, no Natal desse ano meu pai disse pra família inteira que eu só poderia ganhar livros de presente de Natal. Eu achei aquilo o máximo! Hahahaha. Meu primeiro livro foi um dos meus presentes de Natal. Na verdade, foi o presente do meu pai: 'Meu Pé de Laranja Lima' de José Mauro de Vasconcelos. Até hoje é um dos meus livros favoritos.

Viciados em Livros - Sinceramente, quando mandou seus livros para a editora, achou que eles iriam aceitar?

Ju Costa - A gente sempre tem esperança. Mas ao mesmo tempo, é senso comum que o mercado literário tem pouco espaço para autores nacionais. O meu plano foi como manda Sun Tzu: esperar o melhor e me preparar para o pior. Então, eu estipulei um prazo razoável e defini um plano B caso nenhum editora quisesse meu livro até esse prazo.

Viciados em Livros - Da onde você tirou inspiração para escrever seus livros?

Ju Costa - De tudo. De livros, filmes, músicas, animes, conversas. Mas principalmente de RPG. É um jogo de mesa, a sigla significa Role Playing Game que, traduzindo, quer dizer "jogo de interpretação de papéis". Sempre foi uma das minhas maiores inspirações além de um excelente estímulo para escrever. 

Viciados em Livros - O que você considera mais difícil em um processo de  criação de seus livros?

Ju Costa - Tempo é sempre uma coisa complicada. Mas acho que o mais difícil no processo de criação é manter os personagens sob controle. Chega um determinado ponto que você já está tão acostumada com eles que eles meio que assumem vida própria. Decidir as atitudes deles fica mais fácil porque você consegue ver como eles reagiriam a determinada situação. É aí que começa a ficar complicado.
Escrevendo 'Fugitivos', o segundo livro da série, aconteceu uma coisa assim comigo. Chegou um determinado momento pra dois personagens que eu tive certeza que uma ia matar o outro. Não tinha absolutamente nada que eu pudesse fazer. Qualquer tentativa de salvar a vida do camarada ia ficar "forçada" pro leitor. Não ia ficar natural. Aí eu escrevi a cena da morte dele. O problema é que o cara era um personagem bem importante. Muito do que eu tinha preparado para a história contava com a participação direta dele. Eu já tinha até algumas cenas escritas dele no livro seguinte. Mas bem... Fazer o quê?
 
Viciados em Livros - Na sua opinião, é mais difícil começar, ou terminar um livro? 

Ju Costa - Começar.
Começar, começar, começar. Começar é o pior.
Eu levo um tempo pra me acostumar com a história e com os personagens, então o primeiro capítulo de tudo que eu escrevo nunca fica muito bom. Nunca "funciona" pra mim. Eu sempre me pego reescrevendo e re-reescrevendo o começo dos livros. No caso de "Agnus Dei" o livro já estava na diagramação na gráfica e eu ainda estava reescrevendo o primeiro capítulo. Eu mudei ele completamente. Originalmente, o primeiro capítulo mostrava a personagem principal em um dia na faculdade. Quando eu terminei de reescrever, o capítulo mostrava a personagem principal fazendo uma trilha no meio do nada.

Viciados em Livros - Agora, para quem está interessado em ler a sua obra, fale um pouco sobre ela.

Ju Costa - É uma fantasia urbana sobre vampiros. Mas não as figuras "contemporâneas" do vampiro. Eu gosto do horror clássico, sabe? Stoker, Poe, Lovecraft, e também modernizações do mito como Stephen King, Anne Rice, Charlaine Harris. Eu curto trabalhar com "diversas esferas" de acontecimentos simultâneos, então, pra quem gosta de tramas e narrativa com aquela ideia de Efeito Borboleta, pode ser uma boa pedida. A minha ideia foi fazer, dentro de uma trama recheada de conspirações, a jornada de uma pessoa que acabou de se tornar vampira. Mostrar o processo de "desumanização" do indivíduo até ele, inexoravelmente, atingir a monstruosidade que, pra mim, é a natureza maior dos vampiros.

Facebook: https://www.facebook.com/ju.costa.7967
Skoob: http://www.skoob.com.br/livro/231490
Compre: http://grimorioeditorial.com.br/site/?page_id=24

E ai gente? O que acharam? A Ju é uma fofa! Eu já li o livro e fiquei com algumas dúvidas e tivemos uma conversa super legal que ela esclareceu todas as minhas dúvidas!

Eu farei a resenha em breve (estou tentando dar um jeito de fazer a resenha sem soltar todos os spoileirs).
Beijinhos!

2 comentários:

  1. Parabéns!
    A Ju é uma pessoa simpática, tenho parceria com ela e me orgulho muito disso! ^^

    ResponderExcluir
  2. Parabéns pela parceria flor. E prazer em conhecer a autora os livros parecem bem legais, aguardo sua resenha!
    bjkas
    Dani Casquet- Livros, a Janela da Imaginação

    ResponderExcluir