segunda-feira, 23 de setembro de 2013

Entrevista e parceria: Luciane Vieira Z

Olá pessoal! Tudo bem? Hoje vim aqui ajudar a divulgar o trabalho da minha querida amiga escritora: Luciane Vieira Z! Ela é autora do livro Fascínio Egípcio que já vendeu dezenas de cópias e está fazendo um sucesso danado!

Eu fiz um post falando sobre a Luu e o livro dela, para ver, clique aqui.

Entrevista: 

Viciados em Livros - Qual seu livro preferido atualmente. E qual livro foi mais cansativo para ler até hoje?


Luciane - Tenho muitos livros preferidos, mas acho que posso dizer que Morro dos Ventos Uivantes é um dos preferidos. Ah também tem Os Miseráveis e entre os nacionais ADQS da Fabiana Cardoso, Immortales da Roxane Norris, Carmela e Lourenzo de Rubens Conedera, A Princesa com olhos de Gato da Gislene Vieira de Lima e vamos parar por aqui porque a lista vai longe.
O livro mais difícil foi um sobre Ramsés era escrito totalmente em primeira pessoa não tinha diálogos, mas continha muitas informações técnica que eu precisava sobre o Egito, não se trata da coleção de Christian Jacq, também de nome Ramsés esta eu adquiri, mas ainda não achei tempo para ler.  

Viciados em Livros - Quantos livros você acha que já leu? E quais são seus gêneros favoritos

Luciane - Suas perguntas são muito difíceis, rsrsrs. Pensei em vários números, mas não estaria sendo sincera, justamente porque não tenho a menor ideia. Sinto que o que li até hoje não foi suficiente e acredito que nunca vai ser.
Não tenho um gênero favorito, eu gosto de tudo, só não tentei ler terror ainda, acho que sou muito medrosa.
  
Viciados em Livros - O que você acha essencial para uma pessoa que deseja ter um blog literário?

Luciane - Amor à literatura é essencial, gostar um pouco de todos os gêneros é importante e também saber discernir se você não gosta do gênero ou se o livro e ruim mesmo antes de opinar sobre ele.  

Viciados em Livros - De onde surgiu seu amor pela literatura? Quem te incentivou a gostar de literatura? E com quantos anos você leu seu primeiro livro?

Luciane - Eu sempre gostei de ler, mas eu lia apenas os livros que a professora mandava. A escola era pequena não tinha uma biblioteca na época. Uma amiga de sala me emprestou um livro e eu amei. Comecei a pedir emprestado um livro atrás do outro até terminar com tudo que ela tinha, foi quando montaram a biblioteca na escola e eu dei continuidade ao meu “vicio” de leitura. Não me lembro de quando li o primeiro livro eu devia estar no segundo ou no primeiro ano primário, pois no terceiro ano eu lembro que já escrevia poesias.

Viciados em Livros - Sinceramente, quando mandou seus livros para a editora, achou que eles iriam aceitar?

Luciane - Esta história é engraçada, minhas duas irmãs liam a história enquanto eu estava escrevendo. As duas reclamavam das partes mais quentes do livro, diziam que eu tinha que pular estas partes que nenhuma editora iria publicar meu livro assim, mas eu não queria cortar e também não pensava em publicar. Um dia uma delas me ligou dizendo, a editora Modo lançou selo só para eróticos, existe público para este tipo de livro. Elas não sabiam e na verdade nem eu. Eu tinha lido alguns romances de banca de jornal há muito tempo, era o mais erótico que eu havia lido. Eu fiquei assustada não considerava e ainda não considero o livro erótico, o acho bem sensual. Mandei o livro para três editoras, mas não me preocupei achei que ninguém iria responder; as três me responderam eu optei pelo selo Afrodite da Editora Modo, mas eu demorei a responder para as editoras no fundo eu hesitei em mandar meu “filho” para mundo.

Viciados em Livros - Da onde você tirou inspiração para escrever seus livros?

Luciane - A história de José do Egito foi a maior inspiração, li uma versão apócrifa. Depois eu viciei no Egito e não consegui mais parar de ler. Ficava fascinada com tudo que já existia naquela época, com a inteligência deles, com a espiritualização do povo, com as ideias de amor e justiça que os faraós tinham que seguir para governar e ao contrario dos outros povos eles eram muito intelectualizados. Só que eu achava as relações entre os casais muito frias, era estranho, pois contrariava tudo que diziam da época. Então resolvi escrever uma história de amor fascinante como o Antigo Egito, quente como o sol e instável como as areias do deserto.

Viciados em Livros - O que você considera mais difícil em um processo de criação de seus livros?

Luciane - No processo de criação a pesquisa é o mais complicado, principalmente no caso do Fascínio Egípcio que conta uma história que se passa cerca de 3000 anos antes de Cristo, de uma civilização que não existe mais. Com tantos encontros e desencontros e erros de tradução eu não pude confiar em apenas em uma fonte: recorria à internet, enciclopédias, revistas especializadas em história e estudos arqueológicos. Mas nada parecia colocar os personagens no cenário então me concentrei nos livros e li feito louca, só história que se passavam no Egito, li um livro a cada três dias durante dois anos para poder entrar na história e me sentir naquela época.    

Viciados em Livros - Na sua opinião, é mais difícil começar, ou terminar um livro? 

Luciane - Em minha opinião começar é fácil o difícil é quando você sente que faltam dados para dar continuidade a história, então você tem duas opções ou mergulha de cabeça e estuda muito ou escreve uma história superficial que não vai passar autenticidade.

Viciados em Livros - Agora, para quem está interessado em ler a sua obra, fale um pouco sobre ela.

Luciane - O livro se passa no Antigo Egito, mas tem um linguajar fácil, cativante, divertido e sensual. O foco principal é o conturbado relacionamento entre Zeq e Naia e a força dos hábitos e costumes da época. Em trama paralela os inimigos do atual faraó fazem de tudo para chegar ao poder tentando inclusive usar os desentendimentos do casal para alcançar seus pérfidos objetivos.
Vocês irão se envolver na história de Naia e Zeq.
Ele foi criado para governar o país e não gosta de ser desobedecido, Naia foi criada em meio a muita dificuldade e não tem a menor intenção de agradar a ninguém. Zeq vive da crença popular que é filho de um deus, Naia não acredita em deuses desde que sua mãe mentiu dizendo que o pai dela havia morrido. Ele é o filho do Faraó Hor e ela a filha do sacerdote Hatatef, seus país vivem em uma guerra não declarada de disputa pelo poder, mas Zeq fica fascinado pela beleza e personalidade de Naia. Através de muita armação ele obriga todos os envolvidos a aceitarem sua vontade, mesmo tendo que arcar com as consequências de seus atos.
Acho que muita gente também vai gostar de Armais, o fiel amigo de Zeq, é o chefe da guarda pessoal do príncipe eles foram criados juntos e Armais sempre está disposto a ajudar, aconselhar e defender Zeq. 
Um trechinho para os Viciados em Livros:

“Mais tarde, no palácio, Zeq a chamou em sua sala.
– Em dois dias, iremos para Tebas. Você se sente bem para enfrentar esta viagem?
– Sim, acho que sim. – Ela se sentia incomodada por se encontrar sozinha com Zeq.
Ele se sentou próximo dela, o que aumentou seu mal estar.
– Não precisa se preocupar, você vai na liteira – disse Zeq.                                                   
– Não precisa levar uma liteira por minha causa, posso ir a cavalo como seus soldados.
– Você não aguentaria – quando disse isso, tinha um sorriso nos lábios. – Teremos que fazer um desvio pelo deserto. Não é seguro permanecermos junto ao Nilo, em certo ponto do caminho há povos nômades que poderiam tentar nos saquear e assassinar. Zeq tentou afastar uma mecha do cabelo dela, que caia sobre o rosto, mas Naia se afastou. Zeq comprimiu os lábios, contrariado, não estava acostumado a ser rejeitado.
– É só um carinho, sem más intenções – falou pausadamente em tom melancólico.
– Quer falar sobre algum outro assunto?– disse ela, adquirindo uma postura altiva. Zeq percebeu a sua mudança de tom e a indiferença com que ela o tratava. Somando isso à rejeição demonstrada a momentos atrás, sentiu raiva.
– Não! Pode ir... – Acompanhou-a com o olhar até ela sair da sala. – Você vai me pagar Naia. Não agora, que ainda pode fugir, mas quando estiver em minhas mãos – pensou alto Zeq.” 


Geeeente? Que entrevista foi esta com a fofa da Luu?
Eu queria agradece-lá muuuuuuito mesmo por toda a paciência e confiança comigo. Obrigada mesmo Luu! Sucesso para você!

Beiiijos =)

7 comentários:

  1. É sempre legal ler essas entrevistas,você conhece um pouco mais do autor e suas inspirações na hora da escrita.SUPER SHOW !

    ResponderExcluir
  2. Adorei a entrevista! Eu sou doida para ler este livro, mas como todos os nacionais, acho carinho demais.... :(

    Parabéns pela parceria! Sucesso para vcs!

    bjo^^

    ResponderExcluir
  3. o livro é lindo! uma história maravilhosa e envolvente!! parabéns Lu!

    ResponderExcluir
  4. Amei a entrevista! Parabéns ao blog pela parceria e por apoiar os autores nacionais.
    Eu li Fascínio Egípcio e adorei, o livro ficou lindo.
    E Luciane que honra ter o meu livro citado entre os seus favoritos, fico muito feliz.

    Beijos
    Fabiana Cardoso

    ResponderExcluir
  5. Eu sou dessas pessoas simples que - particularmente falando - admira bastante o trabalho da Luciane, porque ela conseguiu sintetizar num único livro tudo aquilo que sempre me deixou maravilhado. Não apenas por isso, e por sua pessoa formidável, talentosa e engraçada, e acho que as suas considerações e ponderações sobre o mercado literário são muito pertinentes e consideravelmente fundamentais. Acho que a Literatura Nacional nunca esteve tão em alta, revelando tantos talentos e livros incríveis. Luciane, continua firme, que eu já sou seu grande fã, independente de suas novas e próximas histórias. Muito sucesso pra você, viu? Parabéns! :D

    ResponderExcluir
  6. Olá.

    Mais que perguntas ótimas ^^

    Aforei saber mais da escritora,eu particularmente não gostei tanto de O morro dos ventos uivantes rsrs

    Beijos

    Tamires C.

    ResponderExcluir
  7. Que legal \o/

    Amo ler entrevistas, da para saber muito da personalidade da pessoa ao ler as respostas. A escritora parece ser bem inteligente :)

    ResponderExcluir